Olá mamães, hoje resolvi falar sobre um tema que é muito falado e que nunca é demais falar, é de muito interesse de todas nós, já que é importante mantermos sempre nossa saúde em dia.
Como enfermeira da área de oncologia, me sinto a vontade e um pouco na obrigação de falar sobre o assunto e para poder cuidar de alguma forma.
O Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo (o primeiro é o de pele não melanoma) ,e o mais comum entre as mulheres. O câncer de mama consiste no crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais, anormalidades essas causadas por uma ou mais mutação genética da célula. Existem mutações em que a célula apenas se divida descontroladamente, mas não consegue invadir outros tecidos, chamadas de tumores benignos ou não cancerosos, mas quando essas células se multiplicam e tem a capacidade de invadir outros tecidos e evitar a morte celular, coisa que seria normal de um ciclo de vida celular de qualquer organismo, elas dão origem ao câncer.
O Câncer de mama tem cura, se descoberto no inicio, por isso é muito importante a prevenção, como?- O auto-exame da mama: você mais do que ninguém conhece o seu corpo, é necessário e importante sempre realizar a auto análise e caso perceba qualquer coisa diferente, procure um médico. O auto-exame da mama não substitui a consulta com o médico nem a mamografia, ela é apenas mais uma forma de nos alertar para algo que possa estar errado com o nosso corpo.
- Periodicamente as mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exames clínicos anualmente.
- Mulheres entre 50 e 69 anos, devem também realizar mamografia a cada 2 anos.
- A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos , ou câncer de ovário, deve realizar a mamografia e o exame clínico ( realizado pelo médico ou enfermeiro no serviço de saúde) uma vez ao ano a partir dos 35 anos.
O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
A doença é percebida pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor, pele da mama vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou alteração no mamilo (bico do peito), podem também aparecer caroços nas axilas, importante perceba alguma dessas alterações procurar um médico, mas lembre-se que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama.
Mais formas de se prevenir:
- Não fumar
- Realizar atividade física
- Não abusar da bebida alcoolica
- Alimentação saudável
- Controle do peso corporal
Quando a mulher está grávida e descobre um câncer de mama o caso é muito bem analisado pelo médico, junto da paciente para que possam decidir o que for melhor tanto para a mãe quanto para o bebê. Nesse caso tudo é analisado, a saúde da mamãe, tamanho, tipo, localização do tumor, tempo de gravidez e a preferência da mulher, que sempre tem que ser respeitada.
Lembre-se o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.
Fiquem a vontade para perguntar ou acrescentarem. O assunto é extenso, aqui é apenas o necessário para ajudar a alertar.
www.inca.gov.br
www.oncoguia.com.br