A decisão saiu depois de sete anos de disputa, já que o processo para cancelamento do registro começou em 2005, segundo a Folha de S. Paulo. Para a ANVISA, o fabricante da Funchicórea não conseguiu comprovar a eficácia e segurança do remédio.
Para aliviar as cólicas dos bebês, as mães costumavam utilizar o pó nas chupetas ou mamadeiras. Ele era feito de extrato de chicória, ruibarbo, essência de funcho (erva-doce) e sacarina, um adoçante artificial.
O efeito analgésico que a Funchicória prometia nunca foi clinicamente comprovado. O que talvez fizesse com que os bebês se acalmassem com o medicamento era o gosto extremamente doce da sacarina, segundo o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, pai de Iuri, Bruna e Giovana.
O uso do adoçante artificial não é indicado para bebês e crianças, já que os pediatras desconhecem quais efeitos o uso da substância provoca nos pequenos.
Dor na barriga:
Nos primeiros meses de vida, os bebês sofrem com as cólicas principalmente pela imaturidade do sistema digestivo. As dores acontecem quando os movimentos do intestino ocorrem em vários sentidos e se encontram nas alças do órgão. Estas cólicas costumam desaparecer no final do terceiro mês de vida da criança.
Até lá, é normal os pais se desesperarem com o incômodo nos pequenos. Mas existem formas de evitar e aliviar o desconforto sem o uso de medicamentos. Bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno costumam sofrer menos com cólicas, já que o organismo deles está mais preparado para digeri-lo, o que não acontece com leites artificiais ou fórmulas.
Para aliviar as cólicas, siga estas dicas:
- Massagens com óleo neutro na barriga do bebê
- Compressas de água morna
- Colocar o bebê de bruços no colo
- Flexionar as pernas do bebê com cuidado, pressionando o abdome
- Dê chá de camomila natural para o bebê
Não há evidências comprovadas de que a alimentação da mãe influencie as cólicas dos bebês, mas é importante que ela tenha cuidado com a alimentação durante a fase de amamentação.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário