sábado, 24 de maio de 2014

INCOMPATIBILIDADE SANGUINEA NA GESTAÇÃO



 Logo na primeira consulta com o médico, quando descobrimos a gravidez nos é pedido vários exames de sangue, entre eles a tipagem sanguínea. Esse exame é pedido para saber se há risco de incompatibilidade pelo Rh entre mãe e bebê.
O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. Quando presente falamos que é Rh positivo , quando ausente Rh negativo.
  • Se a futura mamãe é Rh positivo, ela não será afetada por  problema de incompatibilidade.
  • Não ocorrerá o problema de incompatibilidade se ambos os pais forem fator Rh negativo.
  • Se a mãe for Rh negativo e o pai Rh positivo, existe a possibilidade do bebê ter o sangue do pai Rh positivo, gerando assim, a incompatibilidade.  ESSE É O MEU CASO, eu Rh negativo e meu marido Rh positivo
 Quando a mãe é Rh negativo e o pai positivo, a posibilidade do bebê ser Rh positivo, ai a mulher  começa a produzir anticorpos anti-rh . Uma vez produzidos, os anticorpos permanecem na corrente sanguínea da mãe, e caso ela tenha uma segunda gestação e o bebê for Rh positivo, os anticorpos podem destruir os glóbulos vermelhos do sangue do feto. Este passa a produzir mais hemácias que chegam ainda imaturas ao sangue e recebe o nome de eritroblastos.
  A consequência é a Eritroblastose fetal, causa ictericia intensa, anemia hemolitica (destruição das hemácias) . O primeiro filho, portanto, apresenta menos risco de desenvolver a doença do que os seguintes, porque a mãe Rh- ainda não foi sensibilizada pelos anticorpos anti-Rh.
Hoje a doença não é tão comum já que existe o exame Coombs indireto, que o medico pede ainda na gestação, possibilitando identificar se a mãe ainda não produziu os anticorpos. Esse exame quando for o caso de probabilidade de incompatiblidade ele é pedido periodicamente. Mesmo ocorrendo tudo bem durante a gestação e durante o parto a mulher deve tomar a imunoglobulina anti-Rh até 72hs após o parto, assim evitando a sensibilização e evitando problemas para uma futura gestação.
  Caso a mulher tenha sido sensibilizada ou seja, produzido anticorpos, o médico seguirá outras recomendações.
  Converse sempre com seu médico, esclareça todas as dúvidas com ele. E sempre realize todos os exames pedidos para que você possa sempre se cuidar e cuidar do seu tesouro que está para chegar.
  Como vocês viram esse é meu caso, tenho feito os exames e graças a deus até agora está tudo ótimo comigo e com a minha Lara.

Beijos em todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário