sábado, 17 de maio de 2014

YOGA NA GESTAÇÃO



Olá mamães, sempre fui  apaixonada por yoga, fiz um tempinho, mas durante muito tempo não consegui conciliar as aulas com meu horário de trabalho, quando descobri a gravidez procurei minha professora e resolvi voltar, ela, mesmo o médico me liberando atividade antes dos 3 meses de gestação, só aceitava após 3 meses, esperei e já tem quase 2 meses que estou fazendo. AMO! AMO! Estou me sentindo ótima e a Lara também! E não pensem que a professora pega leve comigo só por causa da gravidez não, viro de cabeça pra baixo, faço todas as posições que outros alunos fazem, mas claro com ajuda,  supervisão e fico menos tempo nos ásanas (posições), afinal gravidez não é doença e se você não tem nenhum impedimento por questão de saúde, descubra-se.

As aulas estão me ajudando muito, pois no início a gestação fiquei muito abalada psicologicamente, não pelo fato de ser uma gravidez indesejada, pelo contrário foi planejado, queria muito, mas acho que por grandes mudanças, hormônios borbulhando,  mexeu muito comigo no início. Hoje graças a deus eu e Lara estamos 100%, e o yoga me ajudou e ajuda muito. E com certeza vou continuar durante muito tempo da minha vida e passar para meus filhos (as).
Ah! Uma coisa que tenho sentido e percebido é que estou conhecendo mais meu corpo, o poder e capacidade que ele tem, e que podemos explora-lo ao máximo, me trazendo mais tranquilidade para realizar o parto normal, que é o que quero.
Então, fica a dica. Super  recomendo, mas lembrem-se sempre antes de iniciar qualquer atividade física na gestação consulte seu médico e procure professores que deem aulas especificas para gestantes. Bom, coloquei um texto sobre o yoga para entenderem melhor o que é e os benefícios que nos trazem e nos final coloquei duas fotos minha praticando, mas não ficaram muito boas e ainda não estou nem perto de fazer os ásanas corretamente, mas já é um avanço, ainda mais com o peso da barriga rsrsrsrs
Beijos




O QUE É YOGA?

Yoga é muito mais do que torcer e movimentar o corpo de forma esquisita. Derivado da palavra sânscrito “yuj” que significa unir ou integrar.  Yoga é conhecido a mais de 5.000 anos, é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Trabalha o ser humano por inteiro, com suavidade, atuando no físico, energético, mental-emocional.
O Yoga na gestação apresenta vários benefícios; maior relaxamento da musculatura dos quadris, essencial para auxiliar na hora do parto normal, relaxamento mental que minimiza as preocupações frequentes da gestante em relação a nova realidade e as novas responsabilidades.  Auxiliando também no controle da sensação de dor das contrações, num equilíbrio geral entre o casal (pai-mãe), numa tranqüilidade maior para amamentar o bebê e lidar com as mudanças na família e na sua vida em geral e também profissional.
Ajuda a restabelecer um novo equilíbrio interno neste momento de intensa transformação, promovendo uma gestação saudável e confiante, além de ser um momento único de contato entre mãe e bebê.
Benefícios do Yoga para gestante:
  • Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes
  • Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê 
  • Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto
  • Alívio e prevenção de dores nas costas
  • Recuperação mais rápida no pós-parto
  • Alívio na prisão de ventre
  • Favorecimento da comunicação mãe - bebe
  • Maior equilíbrio nas flutuações de humor
  • Redução da ansiedade  






Nenhum comentário:

Postar um comentário